Graveyard - Graveyard

Guitarra, baixo, bateria e vocal; é tudo que se necessita para fazer o genuíno rock. Nada contra teclados pomposos, corais eloquentes, produção prolixa, mas convenhamos que às vezes menos é sinônimo de mais. Se não acredita escute o debut auto-intitulado do GRAVEYARD. Música visceral, original, carregada de feeling.

Da Suécia surge uma das melhores bandas da atualidade que afasta-se do padrão metal local. Intitule como bem entender: Hard rock, Blues rock, Stoner Rock; nada muda o fato que estamos diante do velho e bom rock.

Evil Ways abre suave, acostumando seu ouvido à guitarra, mas logo escancara o som proposto: músicas diretas, bem tocadas, com solos distorcidos bem encaixados, vocal sem exageros permeado por uma cozinha bem entrosada de baixo e bateria.

Pra quem deseja ouvir o lado Hard recomendo ouvir principalmente Lost in Confusion que expõe toda a técnica vocal de Jonatan Ramm. Destaque também para Submarine Blues que apesar de sua curta duração (2:20) tem tempo de sobra para envolver o ouvinte.

Se é Blues Rock que você almeja prefira então sugestiva Blue Soul que de fato demonstra oque é  tocar rock tendo-se uma alma blues. As Years Pass Bye e Right is Wrong também são carregadas de feeling Blues, sendo a segunda um pouco mais pesada.

Fechando o álbum temos a face Stoner, Satan´s Finest. Lição de como desenvolver uma boa música: começe devagar envolvendo o ouvinte, acelere uma pitada (afinal isso aqui é rock), mantenha um bom riff sustentando a obra, com um vocal singular que saiba interagir com as oscilações de ritmo e feche com um solo singelo, mas que ressoe no ouvinte muito depois do fim da última nota.

GRAVEYARD debutou a carreia com um categórico álbum de rock direto e visceral, daqueles que nunca soará datado. Música boa sempre será contemporânea. Uma verdadeira lição de que rock pra ser bom basta 4 instrumentos.

Por que ouvir: Rock na sua forma genuína, simples e direta.
Ponto Fraco: Qualidade musical sem grandes novidades.
Nota: 8.5

Comments

  1. Bom dia Marcelo, tudo bem?

    Estou escrevendo a você, já me desculpando pela intromissão, para falar sobre um novo site, o 80 Minutos.
    Fã de música de qualidade como você, pensei em criar um site colaborativo, em que os usuários pudessem fazer avaliações de álbuns através de notas ou resenhas. Além disso, a base também é mantida pelos usuários do site, onde é possível cadastrar novos
    artistas/bandas e novos álbuns para que sejam avaliados pelos demais usuários. A
    intenção é puramente permitir que as pessoas conheçam novas bandas e compartilhem seus conhecimentos.
    Cheguei até você através de seus excelentes reviews postados no Whiplash e aqui no seu blog. Aliás, foram estes tipos de sites que despertaram esta vontade de criar o 80 Minutos, juntamente com outros sites fora do Brasil, como o Progarchives. A intenção não é concorrer com nenhum deles e sim complementá-los, com um site em português e uma única intenção: avaliar álbuns, propagando música de qualidade.
    O site foi lançado no início de agosto, portanto ainda possui poucas avaliações, mas o cadastro já contém mais de 500 artistas e 3000 álbuns. A intenção é que cresça cada vez mais.

    Aqui não há qualquer tipo de interesse comercial, muito menos divulgação de conteúdo ilegal (pirataria). Queremos simplesmente criar um banco de dados de avaliação de álbuns no Brasil.

    Estou lhe convidando porque acredito que o site tenha o seu perfil, além de que sua contribuição será extremamente bem vinda. Seus reviews são espetaculares.

    O site fica em https://80minutos.com.br ou simplesmente www.80minutos.com.br.
    O menu "sobre" e o link "Tenho dúvidas sobre o site" podem ajudar a explicar basicamente como o site funciona.

    Nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/80minutos/
    Seus reviews do seu blog podem ser replicados lá e atingir um público ainda maior.

    Aproveitando, todos perguntam o por que do nome. 80 Minutos é o tempo de duração de um CD :)

    ReplyDelete
  2. Marcelo, mandei dois emails depois do seu contato mas não me retornou. Estou deixando msg aqui caso não tenha recebido.
    Caso nao tenha tido tempo ainda, fique à vontade pra acessar e contribuir quando puder.
    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá André... fiz 2 reviews recentespara o whiplash que podem ser usados no blog...
      https://whiplash.net/materias/cds/270192-woundedgiant.html
      https://whiplash.net/materias/cds/270108-sahara.html

      Delete

Post a Comment